Clean Up The World

ASSOCIAÇÃO DE SURF E BODYBOARD DO OLHO D'ÁGUA

REGISTER
NOW!

 
MEMBER1YEAR

OUR GROUP'S DETAILS

ASSOCIAÇÃO DE SURF E BODYBOARD DO OLHO D'ÁGUA
Type of Group: ASSOCIAÇÃO DE SURF
Our Focus: ESPORTE E MEIO AMBIENTE

Me chamo Rogério Verde e hoje represento uma Associação de Surf e Bodyboard do Olho d'água e que vem desenvolvendo através de um modelo de construção social "Pico ASBOA" uma nova forma de abordagem aos turistas vindos do interior do Estado, e que, quase sempre, deixam muita sujeira em sua partida.

A praia do Olho d’água é conhecida como a praia dos farofeiros pois todos os finais de semana recebe diversas caravanas vindas dos quatro cantos do Estado e também do Piauí Estado vizinho. Considerada a praia mais antiga de São Luís, pois a sua fundação data do ano de 1945 e desde então muito frequentada pela sociedade maranhense. Hoje após a construção da AV. Litorânea em meados do anos 90 entre o Calhau e a praia de São Marcos tirou boa parte dos frequentares da praia. A falta de urbanização foi também um dos principais motivos da debandada o aparecimento de ocupações desordenadas fizeram com que a violência, prostituição e principalmente poluição afastassem esse público. Difícil perguntar para as pessoas que viveram nessa época que não venha uma boa lembrança, hoje o que vemos em nossa praia é o descaso do poder público.


A proposta é;

Achou o local limpo!?

Então brinque se divirta e deixe como encontrou.

A ideia: é proporcionar para os atletas, moradores e principalmente turistas um olhar crítico com a intenção de contribuir para a preservação dos mares, rios e o próprio meio ambiente. Servir de exemplo de vida saudável e consciente, é chegar suave em quem já enfrenta bastante problema no seu dia a dia e oferecer um mínimo conforto para esses frequentadores da praia do olho d’água a primeira “urbanizada” de São Luís-MA.

A proposta: é organizar um local aberto na praia do olho d’água denominado “PICO ASBOA” local de encontro dos surfistas locais e onde realizamos nossos eventos como Lual, Acampamento, Atividades Sociais de recreação e também de preservação. Um local organizado com palet's e sacos de areia bancos de madeira numa pegada de - organizar sem gerar um grande impacto na natureza. Quando falamos de construção e principalmente na praia vêm logo às autorizações e principalmente o impacto que essa construção pode trazer pra natureza e toda cadeia que dela sobrevive.

E é nesse ponto que a Associação de Surf e Bodyboard do Ollho D’água – ASBOA faz a provocação para acadêmicos e professores dos cursos de Geografia e Oceanografia.
Hoje nós já trabalhamos com esse modelo e vem funcionando, ou seja, as pessoas que chegam no "PICO ASBOA" sabem que estão em um lugar seguro e aberto às práticas de exercícios físicos e discussões sobre políticas públicas e que devem deixar limpo.

Sabendo dessas necessidades e sendo nós frequentadores e organizados como Associação arregaçamos as mangas e partimos pra nosso modelo de construção social que se resume em simplesmente recepcionar esse turista ou frequentador com o mínimo de dignidade.

BRASIL / São Luís / Olho d'água / 98

OUR ACTIVITIES